COVID-19: UNIÃO DAS FREGUESIAS ACIONA PLANO DE CONTINGÊNCIA INTERNO

O “Plano de Contingência” da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros pretende antecipar e gerir na União das Freguesias, o impacto do atual surto de doença por Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19, denominado doravante por COVID-19.

O objetivo principal do Plano de Contingência é preparar a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros para gerir o risco de infeção e enfrentar eventuais casos de doença, minimizando a sua transmissão e o seu impacto na União das Freguesias e na comunidade.

O presente Plano foi preparado com base nas orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e visa:

• Preparar a resposta para minimizar as condições de propagação do COVID-19;
• Definir os meios de coordenação na União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

O Plano de Contingência tem ainda os seguintes objetivos:

a) Reduzir o risco de contaminação no(s) local(ais) de trabalho;
b) Assegurar o funcionamento dos órgãos e serviços da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros;
c) Envolver as entidades oficiais que possam garantir o apoio em caso de pandemia.

O Plano de Contingência é aprovado pela União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

O Plano de Contingência é ativado por determinação do Presidente da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, em coordenação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, devendo, a cada momento, ser ponderada a abrangência das medidas face aos dados disponíveis.

O presente plano de contingência entra em vigor imediatamente e deverá ser amplamente divulgado interna e externamente.

São Romão, 5 de março de 2020

Covid-19Destaques