Recomendações: Coronavírus (COVID-19)


No seguimento da comunicação enviada pela Direção-Geral Saúde, relativa à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), que se constitui como uma Emergência de Saúde Pública de âmbito Internacional, partilha-se um conjunto de procedimentos e recomendações.

• Evitar contato próximo com pessoas que com sinais de sintomas de infeções respiratórias agudas;
• Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;
• Evitar contacto com animais;
• Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
• Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;

– Em caso de suspeita, deve contactar o sistema de saúde, preferencialmente, por contacto não presencial através do SNS 24 (808 24 24 24) ou do número de emergência médica nacional (112), ou presencialmente num serviço de saúde.

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia. Relativamente a sinais e sintomas, a DGS informa que as pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Na página da Direção Geral da Saúde (www.dgs.pt) pode consultar informação atualizada.

Partilhar:

Notícias

.