FESTA DA CASTANHA NA LAPA DOS DINHEIROS

Nos dias 29 e 30 de outubro a Lapa dos Dinheiros acolheu a 4ª edição da Festa da Castanha.

Neste fim de semana, à semelhança dos anos anteriores, num verdadeiro espírito comunitário, a aldeia deu a conhecer os seus soutos, os saberes e sabores de outono mais típicos desta aldeia, num fim de semana onde a castanha é a protagonista e onde não faltou o tradicional magusto na caruma.

Com papel preponderante na dieta da montanha, a castanha tem um especial significado nesta Aldeia de Montanha, pela abundância deste fruto nos 18,15 hectares de Castanheiros do Souto da Lapa dos Dinheiros, uma verdadeira reserva da árvore que, nos últimos dois mil anos, constituiu um eixo fundamental da vida serrana.

O evento foi organizado pela União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e o Centro Social da Lapa dos Dinheiros, em parceria com a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (entidade gestora do projeto Aldeias de Montanha) e o Município de Seia.